segunda-feira, 13 de maio de 2013

Teologia Revelação

A divulgação da "comunidade monástica comunhão e misericórdia", e toda a história real de santa Faustina e Jesus misericordioso.


Autor (breve apresentação) :
René Latourele: sacerdote jesuita candense, doutor em teologia, professor emérito da faculdade de Teologia da PUG-Roma, um dos mais conhecidos teólogos da Teologia Fundamental. É autor de inúmeras obras teológicas de peso, dentre as quais o Dicionário de Teologia Fundamental, traduzido em várias línguas.
Sinopse:
A obra de René Latourelle apresenta de forma sistemática e densa o tema da Revelação como categoria indispensável para o entendimento da função e da identidade da Teologia Fundamental. A Revelação ou a Palavra de Deus à humanidade é a primeira realidade cristã: o primeiro fato, o primeiro mistério, a primeira categoria. Toda a economia da salvação, na ordem do conhecimento, segundo Latourelle, repousa sobre esse mistério da automanifestação de Deus numa confidência de amor.
A Revelação é o mistério primordial, o qual nos comunica todos os outros, pois é a manifestação do desígnio salvífico de Deus, premeditado desde toda a eternidade e que ele realizou em Jesus Cristo. A referida obra é certamente uma grande contribuição à Teologia Fundamental, pois considera a Revelação do Ponto de vista da Revelação, do mesmo modo como se tratam os outros mistérios da fé: criação, encarnação, redenção, etc. Da fé, parte para a inteligência da fé, apoiando-se na Escritura como fonte inspiradora e na Igreja como instituição divina. Fides quaerens intellectum. É uma busca do espírito, uma prospecção do mistério já aceito na fé.
A palavra 'Revelação' - este é o ponto central da obra – não é um puro discurso de palavras no sentido que Deus revela a si mesmo e faz conhecer o mistério da sua vontade falando somente ao homem sobre Si mesmo e sobre o mistério da sua vontade. Mas a 'Revelação' conota também, antes de tudo, seguindo a linha da Constituição Dogmática Dei Verbum, um complexo de atos cumpridos por Deus mesmo; conota um conjunto de acontecimentos dos quais é responsável, ator Deus mesmo. É através desses atos que Deus revela a Si mesmo e faz conhecer o mistério da sua vontade. Nesse sentido, o livro de Latourelle parece corresponder adequadamente aos anseios de nossa época que descobriu o mistério da Palavra de Deus. Além do mais a obra vem enriquecer a reflexão teológica nas atuais preocupações ecumênicas, apresentando fielmente a doutrina da Igreja, já que vem dar à Palavra de Deus toda a importância que lhe compete entre as realidades cristãs e contribuir de algum modo para uma aproximação entre todos os cristãos. Isso é o que podemos perceber na primeira parte da obra: “Noção Bíblica de Revelação”. Em seguida, na segunda e terceira partes, o autor perpassa a tradição patrística,bem como a tradição teológica, interrogando os principais mestres desse período.
Na quarta parte estuda a noção de Revelação nos Documentos do Magistério extraordinário nos Concílios, do Magistério ordinário também, principalmente nas encíclicas, refletindo principalmente sobre as atuais preocupações da Igreja. Na quinta parte temos uma densa reflexão teológica sobre a Revelação. Nessa parte vemos que palavra, testemunho e encontro são analogias que a reflexão teológica deve aprofundar e purificar, para indicar como e em que medida nos dão acesso ao mistério da Revelação.
Partes principais da obra:
1. Noção Bíblica de Revelação
2. O tema da Revelação nos Padres da Igreja
3. Noção de Revelação na Tradição Teológica
4. Noção de Revelação e Magistério da Igreja
Reflexão Teológica
Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):
Porque em nossos dias urge a necessidade de uma Teologia da Revelação que nos mostre a natureza, profundidade e dimensões do Mistério. Essa obra, com uma originalidade que lhe é peculiar, oferece uma valiosa contribuição no minguado campo da produção teológico-fundamental no Brasil.
Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):
Pe. Francisco de Assis Costa da Silva, Diocese de Caicó-RN, . 

Nenhum comentário: