sábado, 14 de setembro de 2013

A CRUZ DE CRISTO

A divulgação da "Comunidade Monástica Comunhão e Misericórdia", e toda a história real de Santa Faustina e Jesus misericordioso.




Cristãos do ocidente e do oriente celebram neste sábado, 14, a festa da Exaltação da Santa Cruz. Segundo a tradição, a solenidade surgiu por volta do ano 355, por ocasião da inauguração de duas basílicas em Jerusalém: a Basílica do Calvário e a do Santo Sepulcro. A construção dos dois templos foi ordenada pelo imperador na época, Constantino.
Ainda segundo a tradição, as basílicas foram erguidas em consideração à descoberta do lenho da cruz de Jesus que teria sido encontrado por Santa Helena, esposa do imperador Constantino. Durante as escavações para a construção das igrejas, operários encontraram instrumentos que teriam sido utilizados na crucificação de Cristo e dos dois ladrões. 
Os relatos históricos dizem que entre os objetos encontrados, estava um pedaço da cruz na qual Jesus morreu. A confirmação de que o fragmento se tratava da cruz de Cristo deu-se a partir da cura de um enfermo ao simples toque do pedaço de madeira. 
O significado da Cruz, segundo Francisco
Na Via Sacra da JMJ Rio2013, o Papa Francisco recordou aos jovens presentes a importância da Cruz para os cristãos. Segundo ele, na cruz está a união de Cristo às diversas realidades que vive a humanidade, em seus diferentes aspectos.
“Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos; nela Jesus se une às famílias que passam por dificuldades, que choram a perda de seus filhos, ou que sofrem vendo-os presas de paraísos artificiais como a droga; nela Jesus se une a todas as pessoas que passam fome, num mundo que todos os dias joga fora toneladas de comida; nela Jesus se une a quem é perseguido pela religião, pelas ideias, ou simplesmente pela cor da pele; nela Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por verem egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho”.
Na ocasião, Francisco também afirmou que na Cruz de Cristo está o sofrimento, o pecado do homem. “Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la!”, ressaltou. O Papa disse ainda que “ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”.
Liturgia 
Na liturgia da Igreja Católica, a Festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada como solenidade, paramentos litúrgicos vermelhos e com a oração do Credo, recitada especialmente aos domingos e dias solenes. 
Na oração do dia a Igreja reza: “Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. 





Nenhum comentário: